A internacionalização está na moda… Novamente.
- Por Octavio Cardoso
- 20 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de jan. de 2021
Agora que a Westchester Financial Group comemora 30 anos, notamos que a internacionalização das empresas brasileiras é um tema que está “em voga”.
Desde 1989, em conjunto com nossos pri a nossa empresa oferece aos potenciais clientes a oportunidade de internacionalização com um programa que chamamos de Suporte Comercial.
Este programa é uma plataforma para que as empresas brasileiras possam participar do mercado americano como uma "empresa americana". Sempre ajudamos nossos clientes a criar presença nos EUA sem a necessidade de manter escritórios próprios locais. Nós oferecemos todos os serviços de “back-office” essenciais para a operação, enquanto o cliente faz o que sabe melhor: vender seu produto/serviço.
Quando mencionamos os serviços de “back office”, isso inclui todas as atividades vitais para o bom funcionamento da empresa que deseja vender seus produtos e serviços nos EUA e não apenas serem comprados no Brasil. Estes serviços incluem, entre outros:
Estudo de mercado
Criação de empresa
Estratégia de Marketing
Análise de questões legais
Contabilidade
Financiamento
Licenças
Logística
Contratação de Equipe de vendas
Seguros
Gerenciamento de operações
Nos últimos 30 anos, a demanda por esses serviços sempre flutuou, dependendo da situação econômica do Brasil. Quando o Real estava a um por um e o mercado de importação foi aberto, no final dos anos 1990, a maioria de nossos clientes eram empresas importadoras brasileiras que compravam produtos americanos para o Brasil.
Quando o real enfraqueceu, os exportadores brasileiros criaram a demanda.
Hoje, com o Real flutuando em torno de 4 para 1, vemos mais uma vez um aumento de discussões sobre empresas com necessidade de serem internacionalizadas, entretanto, muitas vezes as empresas olham para a internacionalização de forma desesperada porque o mercado local está em recessão, e não levam em consideração o seu ponto de equilíbrio - “stop loss”, ou seja, a que nível de taxa de câmbio deixam de ser competitivas. Sempre acreditamos que a internacionalização da sua empresa deve ser parte de um planejamento estratégico o que traz muitas vantagens, incluindo novos mercados, diversificação, aprendizado de novas metodologias, novas fontes de financiamento, etc…
A internacionalização não é uma nova moda. É uma estratégia sólida que deve ser avaliada por qualquer empresa que esteja pronta para o desafio. Não deve ser uma decisão tomada unicamente devido às condições atuais do mercado.